domingo, 25 de agosto de 2019

O POVO NÃO SABE ESCOLHER ?...


Na Democracia quem escolhe seus representantes e a população de uma Comunidade, de uma Cidade, de um Estado e de qualquer Instituição constituída para atender aos interesses da Sociedade de sua origem. Assim sendo, surge a dúvida entre progredir e regredir num país que busca evoluir para a implantação do regime democrático, quando o seu povo elege um governo e se surpreende com decisões regressivamente antidemocráticas.
Vamos tratar da mais expressiva das Pastas governamentais que é a Educação, cujo desrespeito fruto da ignorância econômica ultrapassou todos os limites suportáveis aos seres humanos. O último exemplo, se refere a questão da escolha de diretores de escolas públicas federais pelo voto direto dos corpos docente e discente do estabelecimento. O não reconhecimento pelo governo a escolha de um diretor numa instituição de ensino não fere a Democracia ? Será que o povo ainda não sabe votar, a começar pela escolha de seus governantes, que atropelam os princípios democráticos em plena evolução no amado Brasil de Todos ?...

"ATÉ TU BRUTUS !"


A celebre exclamação do imperador romano Júlio César no momento em que era assassinado por seus inimigos políticos, alvejado por mais de vinte punhaladas pelas costas, revela a surpresa ao encarar um de seus agressores como uma pessoa mais próxima dele, irmão amigo, da mais alta confiança. "Até tu Brutus!" perpetuou-se na vida política do poder adaptando-se aos tempos modernos nas mais variadas situações do relacionamento social. Os punhais usados traiçoeiramente pelas costas continuam produzindo vítimas sem limites, assim como o Mestre Maior deixou a lição dessa experiência para todos nós.
O princípio da Filosofia sempre interroga: quem somos, porque somos, para onde vamos ???