segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

CULTURA E FALTA DE...


Num Brasil miscigenado, como definir Cultura se a Cultura se apresenta indefinidamente diversificada ? No Pais de várias nações, um exemplo ao mundo de portas abertas aos imigrantes, como tentar definições absurdas em qualquer linha ideológica ?
Em cada região nos deparamos com espetáculos culturais que revelam os diferentes costumes e tradições que são e merecem ser respeitados, principalmente, pelas autoridades da Pasta, que certamente devem estar preparadas com a consciência das diversidades. A grandiosa Sociedade brasileira precisa de gestores públicos com visão laica, cosmopolitana, que não a enxerguem cheia de restrições que atendam a interesses facciosos.
A Cultura não pode ser conduzida pela falta de cultura, limitada a manifestação da vontade pessoal. A impostura não cabe na representação oficial da Pasta de qualquer governo, nos três escalões da Sociedade Brasileira. Toda a ramificação da vida cultural é digna de incentivo, porque também é Educação, fortalecendo os ensinamentos que passam pela instituição Escola.
Por que o gestor público que se expôs ideologicamente na Cultura, não manifesta os conceitos diversificados dentro de cada Ideologia, uma vez que sua preocupação foi tratar a vida cultural por meio de uma ideologia ???
Cultura é cosmopolitana.

sábado, 4 de janeiro de 2020

IDADE DA RAZÃO


No momento em que o uso da razão se revela cada vez mais escasso, espelhando um mundo conflitante propagado por todo o planeta,
quando a tradição estabelece distinções entre o comportamento maduro e imaturo, surge uma adolescente rompendo todas as regras de sua geração. Que idade terá o espírito dessa menina sueca para chamar a atenção de toda a Terra, levantando a bandeira da defesa do meio ambiente, com apenas dezesseis anos notabilizada como a Personalidade de 2019 ?
A jovem adolescente Greta surpreendeu o mundo com sua maturidade anormal, irritando até mesmo aqueles que detém o poder com dificuldades de expressar o uso da razão condizente com suas funções nos altos escalões da sociedade que representam. Porém, todo o incentivo que recebeu foi recompensado pelo reconhecimento da causa que abraçou.
Por que será que a menina não vive uma rotina normal condizente com a sua idade, cuidando apenas de seus estudos, divertindo-se e exclusivamente admirando e curtindo as belas paisagens naturais de seu pais e do mundo ? Poderia passar suas horas vagas de bate-papo na internet, trocando beijinhos virtuais, deixando o tempo voar ao sabor do vento... mas, a menina de 16, agora 17 anos, seguiu o caminho da razão, envolvendo-se em polêmicas decorrentes da sua coragem originada em uma preocupação precoce.
A verdade que Greta Thunberg defende só incomoda aos que perderam o uso da razão. Naturalmente, ela possui uma luminosidade especial, produzida por uma energia peculiar que difere de todos da sua idade racional.