terça-feira, 21 de abril de 2020

O VERDADEIRO MITO BRASILEIRO


Hoje, 21 de abril, data que coincide com o dia em que os descobridores aventureiros avistaram um monte pertencente a uma terra que viriam a batizar de Brasil, não há como deixar de reverenciar aquele que deu a própria vida para a libertação e criação da Pátria que vivemos. Não é difícil saber de que estamos falando do primeiro Cidadão Brasileiro que merecia ser Presidente, JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, o "Tiradentes".
No mundo da mitologia política, entre outros facilmente transformados em mito pela mídia moderna, o verdadeiro Mito da nossa Pátria Amada foi este, símbolo de tudo que representa o Amor a sua Terra e ao seu Povo. Sabendo das consequencias que sofreria, inclusive a traição do próprio grupo de alguns covardes, certamente por ser líder nato e não pertencente à elite, assumiu o pior exemplo das punições selvagens da época. Crucificado, como um cristo, esquartejado e exibidas suas partes em vários pontos estratégicos da cidade para afirmação de um poder que simplesmente explorava nossas terras.
"Tiradentes" sim, morreu por Amor à Pátria que queria ver surgir, já questionando os roubos de nossas riquezas sem, no entanto, imaginar que os ladrões se multiplicariam após uma Independência permitida pela Coroa porque o Príncipe se encantou e se integrou ao povo brasileiro. A única riqueza que recebeu são as homenagens por todo o País, quando se lembram dele nos meios formadores de mitos atuais...
Quem hoje conhece a história do verdadeiro Mito Brasileiro, se as escolas não ensinam a nossa História, porque não há mais Escolas de verdade patrocinadas pelo poder público, sucateadas e desprezadas ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário