A pergunta que nunca se deixa de fazer é: - O que é Democracia ?
Na escola aprendia-se que se trata de um regime político cujo "poder emana do povo e em seu nome deverá ser exercido". Porém, quando isso não acontece, a Democracia apodrece...
Numa sociedade onde prevalece a ignorância, ou indiferença, ao real objetivo do regime democrático, tudo pode acontecer.
Buscando exemplificar a total ausência de orientação escolar, a interpretação de Democracia tomou variados caminhos de distorções conceituais tomando-se por base a confusão do princípio da Liberdade. Sendo assim, Joãozinho expressou o seu desejo de o que fazer se ganhar sozinho uma Mega Sena acumulada em milhões de reais.
A primeira sensação que veio a mente de Joãozinho foi, obviamente, de que estaria rico e que rico tudo pode fazer de errado, contrariando as leis, que nada acontece. Pensou então e disse que toda a sua tristeza de pobreza passaria. Porque com dinheiro a vida muda. Fica mais fácil comprar tudo que se precisa, extrapolando todos os limites.
Na linha de pensamento de Joãozinho estão seus coleguinhas, que frequentam a escola onde a mais importante da orientação educacional é de aprender a ganhar dinheiro para sobreviver de qualquer maneira, como um trator eliminando tudo que estiver em seu caminho. O mais significativo daquela instituição de ensino é formar campeões autômatos.
O que Joãozinho, Mariazinha e Manézinho aprendem fora da escola está estampado nos noticiários rotineiros e que os profissionais da Educação não conseguem vencer por mais que tentem. Os péssimos exemplos de Democracia, pelos quais viver democraticamente é Poder tudo desde que se tenha Dinheiro, oferecem a eles o estímulo de que até o crime compensa. Estudar... pra quê ?
Por outro lado, há uma camada da juventude que sustenta princípios educacionais familiares que alimentam objetivos de vida digna e saudável através dos estudos e vão atrás de seus sonhos. Manézinho vira para Joãozinho e diz que se ele ganhar sozinho a Mega Sena acumulada vai vingar sua infância ignorada pelas autoridades devidamente constituídas pelas leis democráticas e se equipar com armamentos pesados e partir pra guerra. Pra isso, construirá uma mansão, totalmente murada e com um batalhão de seguranças. E se você for preso, perguntou Joãozinho. Não tem problema, respondeu. Mais tarde compro minha liberdade, completou.
Joãozinho que pensava do mesmo jeito, começou a mudar de ideia, e disse ao coleguinha que é uma mentira acreditar que o dinheiro compra tudo, que a verdadeira liberdade não se compra. Porque na verdadeira Democracia, a verdadeira Liberdade é irmã gêmea da Felicidade. Ser feliz é o que importa.
As verdadeiras escolas democráticas são aquelas que produzem saudades nos seus ex-alunos, porque permitiram que eles se conhecessem através da amizade conquistada em um ambiente humanamente possível, capaz de superar qualquer animosidade competitiva. Porque a verdadeira Escola que prepara para a vida em qualquer sociedade humana, une as divergências espitirualmente, combatendo os fanatismos, principalmente.
Na Democracia verdadeira. a Escola não deve priorizar o ensino básico e fundamental, deve oportunizar todas as vocações. A prioridade deve ser abrir o caminho da Felicidade para os estudantes porque, em Educação não se pode IMPOR vocação. Qualquer imposição fere os princípios democráticos.
Os cortes de gastos em Educação, ou desvios econômicos, já refletem na realidade vigente em custos com a Segurança e Saúde públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário