segunda-feira, 16 de março de 2020

O AI-5 E AS MANIFESTAÇÕES



O Brasil de todos os brasileiros, com uma população estimada em mais de 200 milhões de habitantes, volta e meia é surpreendido com reflexos da ignorância gritante em manifestações clamando pelo retorno do AI-5, claramente na contra mão do desenvolvimento econômico e cultural do Pais. É possível perceber a falta de conhecimento do que foi o Ato Institucional Nº 5 e em qual governo existiu. Isso porque se tivessem o mínimo de esclarecimento, perceberiam o grande engano.
O AI-5 existiu durante o regime da Ditadura Militar, iniciado com a Revolução de 1964, quem tem noção de história do Brasil e da América Latina, sabe. Deve saber também que, num governo ditatorial a liberdade de expressão e manifestação é terminantemente proibida, porque obviamente não agrada aos governantes... Cabe então a pergunta:
Se estivéssemos vivendo sob o regime do AI-5, ao invés de uma Democracia conquistada pelo poder das manifestações gloriosas que reuniu em massa a população brasileira de norte a sul, os atuais manifestantes e aspirantes a ditadura teriam chance de sairem as ruas sob total ameaça daquele regime de força ??? Somente a Democracia, assumida através das manifestações coordenadas por lideres políticos respeitados na época, permite qualquer manifestação mesmo partindo de um grito de socorro de quem perde o próprio controle...
Realmente, aqueles que clamam pela volta da Ditadura, seja ela militar ou civil, esqueceram que o "Brasil acima de tudo" representa uma Nação com mais de 200 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário