sábado, 10 de março de 2018

O PROBLEMA NÃO É A POLÍTICA


Quão necessária é a POLÍTICA, como teoria científica, que é preciso compreender que sem ela a Sociedade organizada não consegue conviver. Tornou-se comum ouvir de uma expressiva maioria dos cidadãos o lamento de que não gosta de política. Reportando a origem da palavra a Política deriva do grego Polis, que significa cidade. Logo, todos que habitam uma cidade são membros da Polis, obviamente identificados como políticos. Assim sendo, todo cidadão (residente da cidade) é um político na essência da palavra.
O que diferencia o simples cidadão de um político nada mais é do que o destaque de um líder, entre os políticos (habitantes da Polis). Dado à necessidade da representatividade, surgiu o Poder político que deve ser exercido por aquele cidadão que deixou de ser um simples membro da Polis para representá-la nas diversas formas na estrutura da Sociedade humanamente organizada.
A Política não é o problema porque, como Ciência, conduz a um estudo magnífico no campo das teorias da existência da humanidade, desvendando labirintos que são formados naturalmente nas relações humanas na eterna tentativa de encontrar uma convivência harmoniosa na disputa pelo espaço ocupado, definido como Poder quando conquistado.
O Político é aquele que se propõe a por em prática a Teoria Política, seguindo a sua linha de conduta que, certamente, vai depender de sua interpretação e conhecimento do que é Política. Mesmo assim, por melhor que seja a formação do Político os caracteres humanos prevalecem sobre o saber científico, aflorando naturalmente no Poder a índole de cada um.
Portanto, não devemos encarar a Política como o problema, mas sim, como o único caminho para a Sociedade resolver os seus problemas. O problema está em quem representa a Política, ou seja, o político...

Nenhum comentário:

Postar um comentário