quinta-feira, 30 de agosto de 2018

POR QUE SOU CRÍTICO ? AUTOQUESTIONAMENTO.


Acredito que para desenvolver o senso crítico é preciso passar por experiências, profissionais ou não, ao longo de uma vida. Também, tenho certeza de que a visão crítica só me foi possível por frequentar como estudante excelentes Escolas Públicas, desde os primeiros anos de aprendizagem primária. Certamente, porque havia uma política educacional de parceria com excelentes empresas privadas.
Sou sempre orgulhoso de ter nascido pobre, com uma infância difícil, mas, as Escolas que estudei me ensinaram a traçar objetivos alimentando que o futuro existia pra mim. Ou seja, os Profissionais professores vislumbravam e transmitiam esperança. A pobreza não era sinônimo de desgraça, de uma condição permanente de vida...
Na década de 60, as escolas técnicas em horário integral possibilitavam a qualquer adolescente que enfrentasse concursos para ingressar em seus quadros descobrir e desenvolver seus anseios vocacionais. Estudando todas as disciplinas em um turno e no outro percorrendo todas as oficinas durante o ano letivo, o aluno no último ano já saia encaminhado para o mercado de trabalho concorrendo a uma vaga na profissão que se encontrou naquela escola.
Aquele sistema de ensino tecnológico não excluía nenhuma disciplina que fizesse o aluno pensar. Nada de formação de robôs. Não era formado no ensino médio nenhum operário determinado a não desenvolver sua capacidade de um cidadão participante de sua sociedade, através da análise e da crítica. Mesmo porque o ensino era completo e objetivava possibilitar ao estudante a conquista do ensino superior, de acordo com seu interesse, democraticamente. As manifestações estudantis eram frequentes, passeatas pacíficas politicamente corretas, até que veio a transformação por meio da Revolução de 1964, consolidando a Ditadura Militar.
Naquela Escola Técnica Pública, amparada por uma rede de empresas privadas, se aprendia uma profissão, não imposta, mas sim pela livre escolha vocacional do aluno e NÃO FALTAVA, teatro, debates, filosofia, sociologia, literatura e, principalmente, economia. A Cultura e a Ciência caminhavam como irmãs gêmeas ao lado da Matemática. Formava-se cidadãos com conhecimento crítico e tecnológico.
Por que sou crítico ?
Estudei em uma dessas Escolas Públicas, precorri todas as oficinas desde Serralharia, Carpintaria, Funilaria, Mecânica de Auto, Eletricidade, entre outras, além de estudar música que me permitiu desenvolver trabalhos literários. Ao final, sai rico em conhecimentos adquiridos naquela escola sem seguir um caminho tecnologicamente profissional, preferindo assumir empregos que me exigiram conteúdos intelectuais. Nem um curso de dois anos no SENAI, como opção de abandono da escola técnica, conseguiu impor ao menino pobre que ele só teria futuro através da submissão tecnológica.
É notório que a tecnologia determina a mudança de comportamento da sociedade. No entanto, desenvolver o senso crítico faz parte do processo ensino aprendizagem, essencialmente, por meio dos valores éticos e morais.
Orgulhosamente enveredei pelos caminhos do jornalismo e do magistério, satisfeito com as consequencias do meu trabalho, sem jamais desprezar tudo que aprendi naqueles estabelecimentos públicos, que foram o alicerce da minha vida.

UMA POSSIBILIDADE
Diante da realidade atual, em que os estabelecimentos de ensino particulares estão incorporados ao sistema educacional brasileiro, não seria viável o Poder Público desenvolver um programa em todo o Pais com os empresários da Educação, estabelecendo convênios que permitam o retorno das boas escolas "públicas" ?

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