quinta-feira, 14 de maio de 2020

A ÁRVORE E A VIDA


O gesto de plantar uma árvore nos faz reviver a cada momento a sensação de um mundo novo. Este mundo novo que precisamos fortalecer todos os dias, não apenas no dia da árvore. O ar da árvore é aquele que necessitamos. O simples cuidado com nós mesmos.
O valor simbólico de plantar uma árvore atravessa gerações, enfatizando o sentido da vida. Nos grandes centros urbanos, a preocupação com a ecologia transformou-se num compromisso. Valorizar o ar que respiramos é a condição sem a qual não vivemos.
Estamos, no entanto, limitados às homenagens e, muitas vezes póstumas, quando deveríamos cultivar diariamente como hábito a preservação da natureza. Todavia, o que vemos é exatamente o contrário.
Encontramos na imensa Amazônia o oposto dos centros urbanizados. O tapete verde da Floresta Amazônica reflete a vastidão da arborização que a natureza encarregou-se de proporcionar a nós, privilegiados habitantes da vizinha vegetação continental.
Plantar uma árvore é um símbolo da longevidade...
Infelizmente, o valor da Amazônia está invertido. O que se vê é o desmatamento em lugar de plantação. As árvores são derrubadas em vez de serem cultivadas. A fauna reclama seu habitat natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário