quinta-feira, 14 de maio de 2020

DERRUBADA INDISCRIMINADA


Historicamente, temos exemplo marcante da devastação da natureza ao caracterizarmos a exploração do pau brasil na linha de inversão do valor simbólico e significativo da árvore. Na época do descobrimento do Brasil o mercantilismo europeu se estendeu até nossas terras ainda escondidas para fins lucrativos. Obvia e aparentemente, apenas a vegetação despertava algum interesse de beneficiamento econômico para a Europa. Nenhuma outra riqueza, no caso o ouro e prata, despertavam a cobiça na nova terra descoberta. O ouro estava longe dos olhos dos descobridores, que a olho nu só enxergavam a imensa mata virgem.
O que importava era unicamente atender ao mercado comercial europeu, que dependia de novos produtos para o enriquecimento dos países daquele continente. E após vasculharem a costa brasileira e confirmarem a utilidade do pau brasil, passaram a extingui-lo.
Ao longo dos 500 anos passados, o exemplo do pau brasil permanece como um legado negativo para a sociedade brasileira. As árvores continuam sendo mortas, sem novos cultivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário